18º Seminário do Café do Cerrado 2010 supera expectativas

Imprimir

A Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (ACARPA) comemora mais uma vez o sucesso do Seminário do Café, que em 2010 apresentou o tema “Projetamos no presente, o cenário do futuro”. A ACARPA estima que cerca de 5.000 pessoas entre produtores, empresários, lideranças, estudantes e comerciantes ligados à cafeicultura brasileira, tenham passado pelo evento, durante os três dias de sua realização.

Realizado com o objetivo de gerar e transmitir conhecimento e tecnologia para ampliar a cadeia produtiva do café brasileiro, o Seminário do Café do Cerrado vem contribuindo a cada ano na disponibilização de soluções tecnológicas para o incremento da produtividade e da qualidade do café do cerrado brasileiro.

O evento é uma realização da Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (ACARPA) – Federação dos Cafeicultores do Cerrado e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Patrocínio, com a parceria do Ministério da Agricultura, Syngenta, Sebrae/MG, Banco do Brasil, TV Integração, Circuito Caminhos do Cerrado, Coopa, Sicoob Coopacredi e Tristão. 68 expositores ocuparam os 100 stands da feira, que além de debates e palestras reservou muitas atrações aos participantes.

O presidente da ACARPA, Marcelo Queiroz, disse que a 18ª edição do Seminário foi um sucesso. “Estamos felizes por essa 18ª edição, que mostrou que o nosso trabalho valeu a pena. Todos nós somos responsáveis por este sucesso: organizadores, expositores e visitantes da Feira. O Seminário cresce a cada ano e a sua realização é de importância fundamental para a cafeicultura brasileira. Tivemos este ano, excelentes palestrantes com alto nível de informação em Adubação, Floração, Manejo de doenças do cafeeiro e outros assuntos. Com certeza o produtor, que busca aumento da produtividade com baixo custo, conseguiu levar algo novo para sua propriedade”, ressalta.

Abertura

A abertura da 18ª edição do Seminário do Café do Cerrado, aconteceu na quarta-feira, dia 22 de setembro, com a presença do Ministro de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Wagner Rossi, do presidente da ACARPA, Marcelo Queiroz; do Prefeito Municipal, Lucas Siqueira, do Deputado Federal, Silas Brasileiro; do presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Francisco Sergio de Assis, do Coordenador Geral das Câmaras Setoriais do Ministério da Agricultura, o patrocinense Aguinaldo José de Lima; do representante da Secretaria do Estado de Agricultura, Paulo Romano, do Superintendente Regional de Varejo do Banco do Brasil, Marcos Melo Frade; do Gerente da Macro Regional Região Oeste do Sebrae Minas, Marden Márcio Magalhães; e várias autoridades e lideranças do agronegócio café, completaram a grandiosidade e importância do evento.

Em seu discurso, o Ministro Wagner Rossi, ressaltou a força de Patrocínio no agronegócio nacional e também o crescimento do país neste setor. O Ministro destacou a importância do trabalho do Coordenador Geral das Câmaras Setoriais do Ministério da Agricultura, o patrocinense Aguinaldo José de Lima com as palavras: “Agradeço a Patrocínio por ter “cedido” o Aguinaldo José de Lima, que é uma figura de grande importância hoje no Ministério, que recuperou a importância e a eficiência da discussão permanente nas câmaras setoriais com cada uma das cadeias produtivas do agronegócio em todo país. E finalizando seu discurso, parabenizou a ACARPA, através de seu Presidente Marcelo Queiroz pela organização da 18ª edição do Seminário e disse que sua presença não foi somente para atender ao Café do Cerrado, que sempre é um privilégio, como também para verificar como é possível com seriedade, com firmeza de propósitos, com a humildade de fazer sempre, novamente e melhor este grande evento, ressaltando que o Café do Cerrado é hoje uma conquista do Brasil.

Rodada de Negócios – Sebrae

Realizada com base na metodologia desenvolvida pelo Sebrae, a Rodada de Negócios é reconhecida pelo mercado nacional como um ponto de encontro para fazer bons negócios. “A iniciativa envolveu empresas de máquinas, implementos agrícolas e veículos utilitários da cidade de Patrocínio e do mercado nacional. A Rodada de Negócios promoveu o encontro entre produtores e empresas, incentivando a criação de grandes parcerias de negócios. Esta foi a primeira experiência, para o próximo ano planejamos realizar a Rodada com um número maior de empresas e consequentemente gerar maior volume de negócios e colocar a Rodada no calendário de eventos do Sistema Café do Cerrado.”, afirma Marcos Geraldo Alves, Analista de Negócios do Sebrae, Gestor do Projeto Sistema Café do Cerrado.

Com a Rodada, a ACARPA trabalhou no sentido de incentivar e incrementar a realização de negócios durante o evento. De acordo com a pesquisa realizada pela empresa Viva Marketing, a avaliação da Rodada de Negócios foi extremamente positiva alcançando o índice de satisfação em 97%, sendo “Ótimo – 75%” e “Bom – 25%” . De acordo com o relatório final gerado pela Viva Marketing foram gerados 5 milhões em negócios durante as quatro horas de rodada. A Acarpa divulgará na próxima semana o volume de negócios durante toda a feira.

Syngenta

Líder mundial no setor de agribusiness, reforça sua atuação no segmento de café com a participação no 18º Seminário do Café do Cerrado. A Syngenta é uma das principais fomentadoras do mercado de café no Brasil com a oferta de produtos e soluções tecnológicas específicas para elevar a produtividade e a qualidade da cultura do café no país. O compromisso da Syngenta com o setor cafeeiro se reflete na criação da NUCOFFEE, que conecta produtores, cooperativas e torrefadores em uma parceria de negócios transparente. Oferece suporte e integração através da comercialização de cafés de qualidade, ajudando a criar um relacionamento mais próximo entre a demanda e a origem do café.

Programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente
Criado em 2004, o programa Cozinha Brasil ensina a população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. O programa leva à população orientações sobre uma alimentação nutritiva e de baixo custo, respeitando as diferenças regionais, utilizando o aproveitamento integral dos alimentos e atuando no combate ao desperdício.

A capacitação garantiu aos participantes certificações em higiene, armazenamento e utilização dos mantimentos, de acordo com recomendações de segurança alimentar. A participante Aparecida Ruiz disse que o curso foi de grande valia, pois deu para perceber que é importante para a saúde aproveitar os nutrientes e, principalmente, sabermos, de forma econômica, como nos alimentar bem. “As receitas que mais gostei foram: suco de limão/maracujá/couve, docinho a base de massa de soja, arroz brasileirinho e o bolo de abóbora, que já fiz em casa para toda família. O programa foi de grande valia, pois aprendemos como aproveitar melhor o alimento, o aumento do seu potencial nutritivo, obtendo mais saúde com menos dinheiro.”

Além do Cozinha Brasil, outra novidade foi realizada em parceria com o Circuito Turístico caminhos do Cerrado – A Praça de Alimentação. Marta Elias se mostrou muito satisfeita com os resultados desta parceria. A Praça de Alimentação foi um sucesso. Os restaurantes Jamaica, Traíras Filé e Banzai primaram pelo cardápio e bom atendimento aos clientes que se confraternizaram em um ambiente descontraído ao som de cantores da nossa terra. Enfatiza Marta.

Palestra Motivacional

Giovane Zanetta cumpriu a promessa e encantou a platéia durante a tarde de encerramento do 18º Seminário do Café do Cerrado. O auditório recebeu lotação máxima, que são 500 lugares.

Zanetta arrancou muitos risos dos participantes a partir de várias dinâmicas que entreteram e instruíram. Giovane deixou excelentes mensagens de otimismo e motivação através de palestra “Você nasceu para fazer a diferença”. O público se emocionou com as palavras surpreendentes que revelaram que com força de vontade chegaremos ao sucesso e que podemos sempre mais!

Fonte: Ascom Acarpa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *