145 empresas estão confirmadas na maior feira nacional do agronegócio do café

Imprimir

A 15ª edição da ExpoCafé será aberta ao público no dia 20 de junho de 2012, na Fazenda Experimental de Três Pontas da daEmpresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em no Sul de Minas Gerais. Considerada o maior evento nacional do agronegócio café, a feira, que acontece de 19 a 22 de junho, oferecerá ao público uma programação diversificada e contará com a participação de 145 empresas que apresentarão novidades em máquinas, equipamentos e insumos para a cafeicultura.

As atividades terão início no dia 19 com a realização do 3º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira, promovido pela Epamig em parceria com a Universidade Federal de Lavras (UFLA). O evento, que é exclusivo para participantes previamente inscritos, vai abordar temas, como: Manejo mecanizado; custos; agricultura e cafeicultura de precisão; e mecanização de lavouras adensadas e de montanha.

A partir do dia 20 a feira será aberta ao público com a realização da exposição de equipamentos, máquinas e insumos e de eventos paralelos, como as dinâmicas de campo; os cursos de capacitação para operadores de máquinas; a Audiência Pública da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), que debaterá o novo código florestal; o workshop O mercado externo ao alcance do produtor mineiro, da Central Exportaminas, apresentado pela Coordenadoria de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), e o seminário Exportar é inovar, promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos(Apex Brasil).

"Nosso objetivo é ampliarmos a participação da cadeia produtiva do café durante a feira. Por isso buscamos por diversificar a programação e oferecer mais opções de negócios para o público da ExpoCafé", afirma o coordenador-geral da feira, Mairon Mesquita.

As dinâmicas de máquinas, nas quais expositores demonstram em campo para cafeicultores e operadores o funcionamento de máquinas e implementos agrícolas, serão realizadas diariamente, de 8h30 às 17 horas em dois circuitos montados nos cafezais da Fazenda.

A solenidade de abertura oficial da feira será realizada no dia 20 de junho às 10 horas. No dia 21, na tenda de eventos da ExpoCafé 2012, serão realizados: O seminário da Central Exportaminas, às 9 horas; a Audiência Pública da ALMG, às 10 horas; e o Seminário Exportar é inovar, às 14 horas.

Melhorias da Infraestrutura

A ExpoCafé 2012 contará com 195 estandes distribuídos em uma área de exposição de 12,3 mil m², em 2011 a área ocupada foi de 10 mil m². De acordo com os organizadores, melhorias na infraestrutura da feira foram feitas com base em pesquisas realizadas na edições anteriores.

"Contaremos com uma praça de alimentação equipada com cozinha, refeitório, restaurante e quatro lanchonetes. Em 2011 tivemos apenas um restaurante oficial", informa o relações públicas Antônio Augusto Braighi, integrante da Comissão de Organização e Comercialização. Antônio destaca também a instalação de pontos de apoio aos visitantes. "Ao longo da feira serão instalados bancos e bebedouros para uso do público. Além disso, 10% dos banheiros químicos serão articulados para deficientes-físicos.

Ainda para facilitar o relacionamento entre expositores e visitantes, Mairon Mesquita anuncia uma parceria com a operadora de cartõesCielo. "Esta era uma antiga demanda de nossos expositores e para esta edição conseguimos viabilizar o sinal e as máquinas para os interessados", informa.

Acompanhe a ExpoCafé 2012 nos sites: www.epamig.br ewww.expocafe.com.br e redes sociais:www.facebook.com/expocafeoficial.com e notwitter.com/expocafeoficial.

Anote na agenda

ExpoCafé 2012
Data: 19 a 22 de junho de 2012
Local: Fazenda Experimental da Epamig em Três Pontas
Endereço: Rodovia Três Pontas/Santana da Vargem, Zona Rural de Três Pontas (Sul de Minas Gerais)

19 de junho
3º Simpósio de Mecanização da Lavoura Cafeeira
Inscrições prévias e limitadas
Horário> das 8 às 18 horas

20 a 22 de junho
Feira aberta ao público de 8 às 18horas

Fonte: Assessoria de Comunicação da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *