11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil entra na fase nacional

Imprimir

Reunidos na sala de provas do CEC – Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, em Machado (MG), no período de 04 a 08 de outubro, os 13 profissionais de prova e classificação que compõem o Júri Nacional do 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2010 definiram, com base em tipo, cor, aspecto, umidade, defeitos e principalmente qualidade de bebida, no último dia 8, as 126 amostras que tiveram nota mínima de 84 pontos (em uma escala de 0 a 100) e irão para a Fase Nacional do certame.

O Estado com maior número de lotes pré-aprovados para a próxima etapa do concurso foi Minas Gerais, com representatividade de 62,70% (79 amostras) do total. Dos demais concorrentes, 21,43% são da Bahia (27 amostras); 9,52% de São Paulo (12 amostras); 3,97% do Espírito Santo (5 amostras); e 2,38% do Paraná (3 amostras). A relação, em ordem alfabética, dos produtores que tiveram seus lotes classificados segue em anexo.

Para o juiz principal desta edição do Cup of Excellence no Brasil, Eduardo Ambrocio, da Associação Nacional do Café da Guatemala (Anacafé), considerada uma das instituições de mais alto nível em organização sobre cafés especiais, foram observadas muitas amostras com características próprias, que, certamente, irão se destacar. "Vale frisar que muitos cafés foram avaliados, em sua maioria, com elevada doçura (paladares que lembram rapadura, chocolate, caramelo e cana-de-açúcar) e alta complexidade (sabores frutais), os quais, seguramente, terão um grande papel no concurso", analisa.

A indicação de Eduardo Ambrocio para juiz principal do certame foi feita pela Alliance for Coffee Excellence (ACE), ONG responsável pela metodologia e pelos trabalhos internacionais do concurso Cup of Excellence nos nove países produtores onde é realizado (Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Ruanda), que, há três anos, passou a adotar o critério de ter sempre um juiz principal internacional para dar maior isenção e credibilidade às análises.

Os lotes selecionados para a fase nacional do 11º Concurso de Qualidade Cafés do Brasil – Cup of Excellence 2010, que é auditado pela conceituada BCS ÖKo-Garantie-Brasil, deverão ser beneficiados, preparados e depositados em um dos armazéns credenciados (vide regulamento no site da BSCA: [www.bsca.com.br/activities.php?lang=pt-BR&ac_id=36]até o dia 29 de outubro de 2010. Após esta data, não serão aceitos depósitos de lotes participantes.

Na fase nacional, os lotes pré-selecionados irão à prova no período de 08 a 12 de novembro deste ano, com o anúncio dos semifinalistas previsto para o dia 13 do mesmo mês. Essas amostras passarão, então, pelo crivo da Comissão Julgadora Internacional, entre 15 e 19 de novembro, a qual fará o anúncio, neste último dia, dos vencedores que participarão do leilão "Cup of Excellence", a ser realizado em 18 de janeiro de 2011.

Promovido pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) em parceria com ACE, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Agricoffee, empresa especializada em cafés especiais e responsável pela parte técnica do certame, o concurso conta com o apoio institucional de Conselho Nacional do Café (CNC), Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e Centro de Excelência do Café do Sul de Minas, sendo auditado pela BCS ÖKo-Garantie-Brasil.

O Júri Nacional nessa primeira fase foi formado por é integrado pelos seguintes profissionais: Clovis Venancio, Ewerton Satiro da Silva, Fábio Martins Ruellas, Felipe Croce, Helivaldo Ferreira de Castro, João Clovis Junior, Kelmison Tamer Barros, Oliver Gut, Rosseline Paulo Rodrigues, Thiago Lima Miguel, Virgílio Pimenta de Pádua Neto e Wellington Carlos Pereira. Jorge José Meneses, também aprovado para compor o Júri Nacional, excepcionalmente não pôde participar desta etapa.

Cup of Excellence – Idealizados e organizados pela BSCA desde 1999, o Concurso e o Leilão vêm se consolidando, anualmente, como os principais instrumentos de divulgação e promoção da alta qualidade dos cafés especiais produzidos nas diversas regiões do Brasil. Abertos a todos os produtores brasileiros de café da espécie "Coffea Arabica", colhidos na safra 2010 pelos sistemas de preparo de via seca (Café Natural) e via úmida (despolpados, cereja descascado e cereja descascado desmucilado), o Concurso e o Leilão vêm ao encontro da missão da BSCA, que é a de representar nacionalmente os produtores de cafés especiais e realizar um trabalho sério de divulgação da excelência da produção brasileira.

Fonte: Portal Fator Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *